top of page

MIKAO USUI, TAMBÉM CONHECIDO COMO USUI-SENSEI – O criador do método de cura natural denominado Reiki



Mikao Usui nasceu em 15 de agosto de 1865 na Vila de Taniai, localizada no distrito de Yamagata, Japão. Ele viveu como um disciplinado monge budista e atingiu a iluminação após anos de pesquisa, estudos, meditação e experiência.

Desde jovem Mikao Usui estudava espiritualidade, bem como as práticas de cura do corpo e da mente. Em 1914, sentindo que a sua missão ainda não estava completa, ele começou a frequentar o Monte Kurama (em Kyoto, no Japão), que em sua época era um ponto de encontro e meditação para os budistas. Ele jejuou, cantou, orou e meditou por longos períodos.

Não se sabe ao certo a data (por volta de 1922), após 21 dias de jejum e meditação no Monte Kurama, o Mestre Mikao Usui foi despertado por uma bola de fogo que caiu do céu sobre seu Chakra Coronário, provocando o seu deslocamento físico naquele ambiente montanhoso (existem variações para esta versão). Ele teve uma experiência de Satori, com a expansão dos 7 centros energéticos (7 chakras) de seu corpo, e em um ponto os pesquisadores de Reiki concordam: com esse movimento ele entrou em contato direto com a Fonte Divina que lhe repassou o conhecimento da arte do Reiki.

Durante esse transe ele compreendeu como canalizar a Energia Reiki, e ao retornar à consciência corpórea, sabia como promover as iniciações espirituais, utilizar a técnica, além de ter em mente as ferramentas para tal. Conta-se que Usui teria utilizado da imposição de mãos já nas imediações do Monte Kurama. Usui aplicou a energia em si próprio e depois em sua família, tendo aberto em abril de 1922 a clínica e escola de Reiki que ainda existe, a Usui Reiki Ryoho Gakkai (Sociedade de Cura Reiki Usui), em Tóquio, capital do Japão.

Usui viajou o Japão curando enfermos e ensinando seu método de cura. Se tornou conhecido em todo o país por seu serviço aos feridos após o grande terremoto de Tóquio em 1923. Usui iniciou mais de 2 mil alunos no Reiki e treinou 20 Shihans (Mestres de Reiki) antes de sua morte, em 1926.

Mikao Usui estruturou a iniciação em Reiki em quatro níveis (níveis 1, 2, 3-A e mestrado: 3-B). O Sistema Usui é constituído por apenas quatro (4) símbolos sagrados, que são repassados diretamente por um Sensei: Mestre ou Mestra Reiki habilitado ao iniciado, nas quatro iniciações espirituais, em cada nível da prática. A palavra “iniciação” vem do latim e significa “entrar” em algo. Cada iniciação conduz o indivíduo a um novo nível na escala que leva ao universo energético chamado Fogo Sagrado.

⛩️


“A arte do Reiki é o remédio que esse mundo doente precisa.”

(Mikao Usui)

 

Texto pela Sensei Aline Keny


Fonte que serviu como subsídio à pesquisa:


Fundamentos da Terapia Reiki – Volume I – Mestre José Joacir dos Santos.

Na imagem Mestre Mikao Usui, via: Tarô do Reiki – Mestre Johnny De' Carli

32 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Yorumlar


bottom of page